30.9.07

Rejeitados Pelo Diabo (Devil’s Rejects)

Baby, Capitão Spaulding e Otis caminhando sob forte sol no acostamento de uma estrada de entorno desértico e vegetação rara e rasteira. Estão sujos, machucados e fortemente armados.

2005
Terror
Direção: Rob Zombie
Roteiro: Rob Zombie

Se eu tinha gostado de A Casa dos 1000 Corpos, eu me apaixonei por Rejeitados Pelo Diabo! Isso é que é seqüência!

Depois de descoberta as atrocidades que a família cometia, o xerife John Quincy Wydell (William Forsythe) está no encalço de Baby (Sheri Moon Zombie), Otis (Bill Moseley) e do Capitão Spaulding (Sid Haig). Agora os três estão fugindo e deixando morte por onde passam.

Rob Zombie fez em Rejeitados Pelo Diabo tudo o que eu queria. Pegou as grandes qualidades de A Casa dos 1000 Corpos e lapidou, lapidou, lapidou até sair um filme praticamente perfeito. Nesse filme continua claro que Rob Zombie se criou cinematograficamente em meio ao vídeo-clipe, mesmo assim Rejeitados Pelo Diabo tem cara de obra finalizada, de cinema.

Além disso, é obvia a influência de Quentin Tarantino em diversas seqüências e, venhamos e convenhamos, não há ninguém melhor para se ter como influência. O único pecado do filme todo acontece bem próximo ao desfecho do filme, quando Rob Zombie insere várias tomadas externas (onde se pode até ouvir grilos) em meio a uma cena pesada e, de certa forma, dramática; o que resultou na quebra do ritmo e do clima tenso da cena em questão.

A edição, a trilha sonora, a fotografia, o cenário... Tudo no filme é digno de nota. A seqüência dos créditos iniciais já valeria pelo filme inteiro, mas não nos prepara para um final perfeito ao som de Free Bird, de Lynyrd Skynyrd. Quanto à maquiagem: acreditar que a expressão do Capitão Spaulding perdeu um pouco a força, por causa dos seus dentes mais sujos, pode ser chamado de defeito em meio a todo o resto?

Falando em Capitão Spaulding, Rob Zombie foi esperto o suficiente para selecionar os personagens mais carismáticos de A Casa dos 1000 Corpos e fazer deles os principais de Rejeitados Pelo Diabo. Personagens fortes, interpretados por atores competentíssimos, que fazem o que querem com o filme. Você os ama e os odeia. Sabe que eles merecem, mas não quer que eles se dêem mal. Nem você sabe mais o que pensar quando o filme já está lá pelos finalmentes. Para quem eu devo torcer mesmo? Ah, precisa ter muita manha pra conseguir manipular o espectador dessa maneira!

No mais, acho que a melhor maneira de definir Rejeitados Pelo Diabo seria dizendo (com o perdão da palavra): Que filme foda!

5 comentários:

Anônimo disse...

Também acho esse filme muito bom! Não gostei do Casa Dos 1000 Corpos, mas acho Rejeitados Pelo Diabo a redenção do Zombie. A sequencia final é fantástica!

Dr Johnny Strangelove disse...

eu não gostei como todo mundo pensa ... o hype dele atrapalhou e muito para o prestigio do filme ... fora alguns takes desnecessarios e zooms nojentos que fazem duvidar se realmente Rob Zombie é um bom diretor ...

Wiliam Domingos disse...

Talvez por eu ter visto este primeiro, sem sabe que havia A Casa dos 1000 corpos, eu não tenha gostado tanto de Rejeitados pelo Diabo!
Mas é claro...tudo ficou meio sem nexo pra mim!
Vou conferir o primeiro filme e depois rever o segundo!
Até mais!
xD

Anônimo disse...

Oi Tha! parabéns pelo belíssimo blog! Puxa, estou de queixo caido!
Tb Adorei esse filme! O Rob Zombie realmente guardou na cachola a essência de um bom filme de terror de classe e entra muito bem na mecânica da coisa. Que tal um post de "A Morte Pede Carona"?

Abraços!!!!

tha disse...

Dani! Vc por aqui!

Ótima sugestão!
Já vou baixar e assim q eu assistir o filme, coloco um post aqui.