14.11.10

Lista: 10 filmes de chorar

Quando eu estava assistindo Ilha do Medo, ao final eu chorava tanto que meu marido acordou assustado (sim, ele é do tipo que dorme em filmes). Pensando nisso, comecei a me lembrar de quais foram as cenas cinematográficas que mais fizaram-me chorar. Assim, hoje, ao invés de escrever sobre um filme, decidi listá-las.

Pode-se pensar que nem foi difícil selecionar as 10 cenas abaixo, visto que sou uma grande manteiga derretida. Entretanto, como eu choro em quase todos os fimes que assisto, não foi trabalho tão fácil separar 'o joio do trigo'.

Os filmes estão listados em ordem crescente de intensidade lacrimal:


10. Ilha do Medo
Cena: revelações finais.

Cuidado, contém Spoiler: Quando o personagem principal, Teddy Daniels começa a se lembrar de quem ele realmente é e no vídeo surge a cena em que ele chega em casa para encontrar sua esposa louca e seus três filhos afogados no lago, eu me descabelei. Filme agora não pode mais mexer com filho, fico tresloucada de chorar! A frase final do Teddy, dando a entender que ele sabia que seria lobotomizado, também deu um novo gás às lágrimas.


09. Uma Lição de Amor
Cena: toda a metade final do filme.

Olha, pra ser bem sincera, tenho poucas lembranças sobre esse filme. Uma delas é que chorei muito. Também, um drama que conta a história de um homem com retardo mental que está prestes a perder a guarda da filha... É de matar, né.


08. Titanic
Cena: quando o navio afunda e pessoas ficam presas.

O que foi aquele James Cameron mostrando as pessoas que ficaram presas em um dos níveis do navio? Precisava colocar aquela mulher abraçando as duas criancinhas na cama, cantando para elas dormirem? Isso foi apelação só pra fazer eu convulsionar de tanto chorar! E acontece toda santa vez que eu assisto o filme. Eu não consigo passar por essa cena incólume...


07. O Pianista
Cena: o velhinho da cadeira de rodas.

Taí outro que eu lembro pouco. Mas eu chorei tanto, mas tanto, que garrei ódio do filme. Sério mesmo. Quando eu vi a cena dos nazistas jogando o velhinho de cadeira de rodas pela sacada, eu fiquei tão revoltada, que me levantei chorando e saí da sala. Tiveram que parar o filme, porque eu estava desidratando de tanto chorar. Depois disso, fiquei muito tempo me recusando a reassistir o filme.


06. Em Busca da Terra do Nunca
Cena: momentos finais.

Eu tinha ido no cinema para ver o filme com minhas amigas (saudades...) depois de entregar um trabalho descomunal na faculdade e estávamos todas zuretas por não termos dormido quase nada à noite. Eu já comecei a chorar a cada referência que o filme mostrava sobre as coisas que inspiraram Barrie a escrever Peter Pan. Mas foi o final que nos pegou de jeito. Quando o filme acabou, continuamos imóveis nas cadeiras, loucas de tanto chorar, quase histéricas. E, entre lágrimas e suspiros, eu falei algo como: "É uma falta de educação eles acenderem as luzes assim, sem nem dar um tempo para a gente se recompor...". Foi quando uma de nós caiu na gargalhada, me chamando de maluca. E foi assim que fomos das lágrimas ao riso descontrolado em menos de 5 segundos. Todas começamos a rir enlouquecidamente. Nem conseguíamos sair do cinema de tanto que dávamos risada. As pessoas que estavam na fila, para a sessão seguinte, nos olhavam com estranhamento - também, pudera. Eu culpo a noite mal dormida e os nervos à flor da pele.


05. À Espera de Um Milagre
Cena: quando Eduard Delacroix vai à cadeira.

Apesar de metade dos personagens desse filme ser composta por assassinos sanguinários, é estranho como a gente passa a gostar de praticamente todos eles. E Delacroix é o assassino mais fofo e simpático que o cinema já produziu. Então, quando chega a vez de ele ir à cadeira, eu já estava soluçando. Só que aí, ainda tem o agravante da cena. O resto você já sabe.


04. Doce Novembro
Cena: último quarto do filme.

Esse filme é complicado porque eu o assisti em uma época em que minha tia começou a piorar do câncer novamente. Basta dizer que continuei chorando durante um bom tempo após o término do filme.


03. A Vida é Bela
Cena: depois que Guido esconde Giosué, já no final do filme.

Cuidado, contém spoiler: Quando o Guido deixa o filho, com a recomendação de que não saísse de seu esconderijo por nada nesse mundo, e encontra os soldados, eu demorei a entender o que estava acontecendo. A câmera não mostra nada, só o som dos tiros. Nossa, eu não acreditava que ele tinha morrido! Eu, que estava assistindo sozinha, parei o filme e comecei a andar pela sala chorando alto e dizendo "não! não é possível! ele não pode ter morrido!" - é, bem louca assim mesmo.


02. Meninos não Choram
Cena: cena final.

Assim como em Doce Novembro, o filme terminou e eu continuei lá, sentada chorando. Soluçava e chorava copiosamente enquanto meu marido me abraçava e tentava me acalmar. A grande diferença nesse caso é que o choro foi exclusivamente pelo filme, sem agravante pessoal.


01. Paixão de Cristo
Cena: o filme todo.

Acho que perdi uns 3 litros de água durante a exibição desse filme. Tinha ido ao cinema com meu marido e encharquei a camiseta dele com minhas lágrimas. Solucei o filme IN-TEI-RI-NHO. E depois, conversando com minha tia Dê, quase morri ao ouví-la dizer que foi ao cinema DUAS VEZES ver o filme, porque na segunda queria prestar atenção nos detalhes técnicos! Quer dizer... quê????!!!


Bom, esses são as minhas cenas choradeiras. E você, já está imaginando quais são as suas cenas? Conta aí.

3 comentários:

Gonga disse...

Muito boa lista mas há um filme que acho que merecia um lugar Dancer with in the dark (2000)

Anônimo disse...

Só não vi Em Busca da Terra do Nunca. Boa Lista.

Com exceção do ultimo. Essa 2ª vez da sua tia, eu estava junto. Achei o filme apenas e extremamente violento e não assisti até o fim. Tive enxaqueca e enjoo. Não me lembro de ter saido antes do final em nenhum outro filme.

M.A.B.

tha disse...

Olás,

Gonga, não cheguei a ver 'Dancer in the Dark'. Mas agora já sei que quando for assistir, deverei levar um lencinho, rsrs.

Tia, Em Busca da Terra do NUnca é muito bonito! Vale a pena.

bjs!