23.5.10

Failure to Launch (Armações do Amor)



2006
Comédia, Romance
Direção: Tom Dey
Roteiro: Tom J. Astle e
Matt Ember







Mais uma vez vejo muitas promessas gerando bastante decepção. Armações do Amor é um filme que tinha tudo para ser excelente e original, mas não passa de outra comédia romântica como tantas outras.

Al (Terry Bradshaw) e Sue (Kathy Bates) são um casal que não aguenta mais que Tripp (Matthew McConaughey), seu filho de trinta-e-tantos anos, more sob seu teto. Por isso, contratam Paula (Sarah Jessica Parker), que promete conquistá-lo e amadurecê-lo a ponto de fazer com que ele finalmente decidisse sair da casa dos pais e ir morar sozinho.

Armações do Amor, exceto por esse título horrível no Brasil, nem é ruim. Apesar de se resumir a apenas mais uma comédia romântica dentre tantas outras, é divertido, tem uma história interessante, personagens carismáticos, uma bela fotografia. Em um panorama geral, mesmo não figurando entre os melhores de sua categoria, é um filme que tem sua graça.

Contudo, poderia ser muito melhor. Com Kathy Bates no elenco, seria imprescindível que os pais do trintão tivessem mais relevância. Uma abordagem mais intensa no relacionamento do casal de meia idade que se encontra privado da liberdade pela presença ad eternum de seu filho renderia bons frutos - vide a ótima cena em que Al é surpreendido por Tripp alimentando os peixes do aquário, o surpreendente é que Al faz isso enquanto está completamente pelado. Em vez disso, o roteiro apostou em uma história comum e previsível, onde a problemática entre os pais e o filho não passa de uma desculpa para o envolvimento entre os personagens de Mathew McConaughey e Sarah Jessica Parker.

Esta última, por sinal, interpreta uma personagem com pouco carisma e que, apesar de ser a personagem principal, passa por uma tranformação que não convence. Mesmo no final do filme ela é extremamente arrogante e demonstra pouco sofrimento com a perspectiva do término de seu relacionamento com seu par romântico. Mathew, em contrapartida, está ótimo como o trintão ridículo, porém, sozinho não consegue fazer da paixão entre Tripp e Paula algo crível. O diálogo entre os dois, numa das cenas finais, é sofrível. Já o casal formado pelos melhores amigos de ambos, Kit (Zooey Deschanel) e Ace (Justin Bartha), é muito mais simpático e engraçadinho - eu torci mais para esses dois ficarem juntos do que para Paula e Tripp.

Outro detalhe do filme que me desagradou bastante foram as cenas em que Tripp é atacado por animais reconhecidamente dóceis. É um toque de pastelão gratuito e que não combina com o clima do restante do filme.

Enfim, continuo com essa sensação de que houve um desperdício de elenco, atores que poderiam render um filme ótimo - me arrisco a dizer que visualizava até um possível concorrente para Entrando Numa Fria Maior Ainda. Porém, acabei encontrando um filme legalzinho e que quer concorrer com Hitch, mas perde.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não vi este filme.

Mais gosto do que voce escreve.

Beijão!

tha disse...

Obrigada!!

(o filme é médio...)

bjs!