9.4.06

When A Stranger Calls (Mensageiro da Morte)


1979
Suspense
Direção: Fred Walton
Roteiro: Fred Walton, Steve Feke


Esse é mais um filme antigo. Na verdade, acho difícil que ele possa ser encontrado nas locadoras. Eu o consegui na internet, mas não foi possível achar a legenda...

Jill Johnson (Carol Kane) é contratada para cuidar de duas crianças enquanto o casal Mandrakis sai para jantar fora. As crianças já estão dormindo e Jill resolve estudar, mas telefonemas freqüentes (“Você já checou as crianças?”) começam a assustá-la. Ela liga para a polícia e decobre que os telefonemas vêm de dentro da casa.

Mensageiro da Morte foi originalmente criado para ser uma seqüência de Black Christmas, assim como Haloween. Mas como Haloween foi lançado como filme independente, Mensageiro da Morte seguiu o mesmo caminho. Em 1993 o filme ganhou uma seqüência, Um Estranho à Minha Porta, e atualmente uma refilmagem foi feita e lançada agora em 2006, Quando um estranho Chama.

De qualquer forma, é um filme bem interessante. Só os primeiros 20 minutos já valem pelo filme todo, apesar de sua qualidade cair muito depois disso. Essa seqüência inicial do filme é a óbvia inspiração dos criadores de Pânico: o assassino que faz ameaças pelo telefone. E é uma pena que o filme não se concentre mais nesse tema.

Inclusive, a partir desses primeiro 20 minutos, Mensageiro da Morte passa de um bom suspense para um filme de perseguição ‘meia boca’. Isso porque 7 anos depois de infernizar Jill, o terrível assassino Curt Duncan (Tony Beckley) foge do manicômio e o policial John Clifford (Charles Durning) que cuidou do caso anteriormente foi contratado para matá-lo pelo Sr. Mandrakis (Carmen Argenziano).

O problema é que nada mais acontece. O terrível assassino não nos parece mais tão terrível assim. Parece apenas um pobre coitado louco. Sim, ele é perigoso, mas nem medo ele não passa mais. Talvez o filme quisesse mostrar que mesmo o mais coitado dos homens pode ser um assassino saguinário. Mas é certo que na telinha isso ficou maçante demais, e o filme só conseguiu retomar o suspense nos últimos 10 minutos.

É uma pena, um filme que tinha tudo para ser um grande sucesso, mas não soube dosar as quantidades necessárias de suspense e mistério. Ainda assim, muito melhor do que grande parte dos filmes novos que se vê por aí.

3 comentários:

XTrobo disse...

Siiiim,
agora o blog ficou bem mais leve, abre rapidinho!!!
Sei que ele tá me dando vontade de ver só filmes 'de terror'!!!
Beijosss!!!!

polo disse...

então, fiquei horrorizado com a morte do demonio, tipo nao conseguir dormir e tudo. depois fiquei sabendo que os efeitos eram feitos com massinha de modelar! e temos que dar um crédito ao reimi por nao ter mostrado o demo uma unica vez, só andou com a camara o tempo todo. bjs.
ta mais calminha?

pink disse...

aaahhhnnnn.... quer dizer q vc mudou alguma coisa pro blog ficar mais leve? Eu tava me achando aqui, pq acabei de entrar com o meu comp novo e foi SUUUUUPER rapido!! Achei que era a minha super maquina!! rs.... felicidade de pobre dura pouco, né? brincadeira!
Beijao!