14.10.07

A Casa da Noite Eterna (The Legend of Hell House)

Uma sala de paredes azuis e cortinas vermelhas. A uma mesa de jantar de de madeira com cadeiras almofadadas de espaldar alto, um homem branco de preto está sentado de um lado (longe e de frente para a câmera), uma mulher branca de rosa está sentada do outro lado (próxima e quase de costas para a câmera) e um homem de calça e blusa em tons ocre está em pé ao lado da cadeira da ponta (próximo e quase de costas para a câmera). A sala é iluminada por arandelas e a mesa está posta sem toalha.


1973
Terror
Direção: John Hough
Roteiro: Richard Matheson




Se existe terror com classe, esse filme é praticamente seu símbolo. Com uma atmosfera envolvente e poucos efeitos especiais, é o filme perfeito para se assistir em uma noite chuvosa.

Depois de comprar uma mansão famosa por ser mal-assombrada, o Sr. Deutch (Roland Culver) propõe ao médium físico Benjamin Fischer (Roddy McDowall) - único sobrevivente lúcido de uma tentativa anterior de estudar a mansão -, à medium psíquica Florence Tanner (Pamela Franklin) e ao físico Lionel Barrett (Clive Revill) que passem uma semana na mansão estudando a veracidade das lendas que a envolvem. Para isso, oferece 100 mil libras para cada um, independente do resultado dos estudos. Assim, os três - juntamente com Ann Barrett (Gayle Hunnicutt), a esposa do Sr. Barrett - aceitam a proposta e se preparam para a pior semana de suas vidas - e, para alguns, a última.

Já fazia um bom tempo que eu estava com esse filme em casa. Selecionei-o juntamente com outras obras antigas que tratam do mesmo tema, casas mal-assombradas, na ansia de ampliar meu curto repertório - já que é um tema que sempre me interessou muito. Porém, acabei esquecendo-os distraida com filmes mais novos.

O tempo passa, o tempo voa, e eu aqui pensando no que fazer enquanto meu querido computador não volta do conserto. Mas, ei, tem aqueles filmes velhos que eu ainda não assisti... E qual não é a minha surpresa ao ver que toda a minha espectativa foi superada! Que delícia de filme!

Há de se convir que a história já não era lá muito original nem para a sua época. Um grupo de pessoas desafiados a passar uma (ou várias) noites em uma suposta casa mal-assombrada é um enredo já usado em A Casa dos Maus Espíritos, de 1959, mas, claro, não era algo tão batido como hoje em dia. Porém, a destreza com que esse filme foi feito, destaca-o em meio à esse bolo de filmes iguais que temos atualmente. É uma grande injustiça ele já não ser mais muito conhecido.

Direção primorosa de John Hough e roteiro muito bem construído por Richard Matheson (também roteirista de Encurralado) criaram um clima mais que perfeito, com tomadas sombrias, por entre estátuas estranhas e objetos empueirados. Soma-se a isso, as atuações extremamente consistentes - destaque para o fantástico Roddy McDowall. E uma curiosidade: o filme conta com uma participação mais que especial de Michael Gough (o querido mordomo Alfred dos primeiros filmes do Batman).

Enfim, para quem gosta de filmes de mansões e fantasmas, está aí um prato cheio. Um ícone, impossível de se encontrar na atualidade outro à altura.


6 comentários:

CIDADÃO CREME disse...

Estava eu procurando informações sobre o "massacre da serra elétrica de 74 e achei teu BLOG

Olha, meus parabéns...sou fã de filmes de terror tb e tô adorando seus comentários....

tha disse...

Muito obrigada!

Bom, se vc gosta de O Massacre da Serra Elétrica, já simpatizei com vc tb!

hehehehe

Renato Capella disse...

Oi, Thalita e Cidadão Creme!
Ao contrário de vocês, eu não sou fanático por filmes de terror, mas acho que isso deve-se ao fato de eu fugir um pouco desse gênero. De qualquer forma, gostei de saber que vocês curtem. Sempre quando eu precisar de alguma coisa sobre o assunto, darei um passada por aqui.
Um abraço!

Ah! Visitem o meu blog também!

http://cinegrafia.blogspot.com.

Tá rolando uma enquete legal lá!

CIDADÃO CREME disse...

Thalita,
Digamos que o único DVD do massacre que tava me faltando era o original (o primeiro), mais até o dia 23 já está em minhas mãos....hehehe....Não sei é uma informação boa ou ruim, masss, sou colecionador de DVD's e devo dizer que dos 518 filmes, mais ou menos 300 são de terror...ganhei mais pontos???...rs

Renato, filme de terror é tudebom!!!...É o gênero que eu mais tenho, infelizmente, não gosto muito de tipo musical ou drama...sou chegado num sanguinho espirrando na tela!!!!
A propósito, seu BLOG tb é muito legal..parabéns!!!

Abraços aos dois!!!

PS: Sou louco pra montar um BLOG sobre filmes/cinema, mais não deve ser fácil...Deixo a Thalita e você criticando que é melhor...rs

Renato disse...

THE LEGEND OF HELL HOUSE OU SIMPLESMENTE: "A CASA DA NOITE ETERNA" VI ESTE FILME NUM CINEMA AQUI NA MINHA CIDADE (MIMOSO DO SUL-E/S)NA ÉPOCA FIQUEI MARAVILHADO COM O FILME!HOJE A FORMULA PARECE ENVELHECIDA DE TÃO COPIADA, MAS UM CLÁSSICO SEM IGUAL. REALMENTE UM FILME PARA SER ASSISTIDO NUMA NOITE FRIA E CHUVOSA. DESTAQUE PARA AS IMPECÁVEIS ATUAÇÕES DE PAMELA FRANKLIN E RODDY MCDOWALL QUE MAIS TARDE IMTERPRETOU O AMEDRONTADO MISTER VINCENT NO FILME: "A HORA DO ESPANTO" E PLANETA DOS MACACOS ENTRE OUTROS... PARABÉNS PELO BLOG. UM ABRAÇO DO CAPIXABA RENATO.

tha disse...

Olá, Renato, o capixaba! Infelizmente, fiquei muitos anos afastada do blog e acabei deixando vários comentários por responder. Quando percebo, tento me redimir, apesar de que é pouco provável que você algum dia venha a saber.

De qualquer forma, agradeço a visita e os parabéns!