1.3.06

Ju-on: A Maldição 1 (Ju-on) / Ju-on 2

2000
Terror
Direção: Takashi Shimizu
Roteiro: Takashi Shimizu

Lançados internacionalmente como Ju-on: The Curse 1 e(e eu prefiro usar esses nomes para diferenciá-los mais facilmente), esses dois filmes foram feitos para TV pelo Takashi Shimizu e fizeram tanto sucesso no Japão que ele resolveu fazer uma versão para o cinema. Essa nova versão (a considerada "filme original"), justamente o famigerado Ju-on: The Grudge (O Grito) já comentado aqui no Pipoca no Edredom, é mais como uma continuação desses dois primeiros do que uma remake propriamente dito.

Sinopse: A história básica é a mesma em ambos os filmes (que praticamente se repete em Ju-on: The Grudge). A casa amaldiçoada pela tragédia da família (que prefiro não contar como foi, pois é mais legal descobrir aos poucos), está constantemente incorporando à maldição desavisados que nela entram.

Em ambos os filmes as mortes que iniciaram a maldição são contadas com tantos detalhes quanto necessários para o entendimento da mesma (e não são necessários muitos). A variação das histórias se dá no enfoque das diferentes personagens que entram na casa.

Digamos assim, que o primeiro filme é muito bom, muito original, conta bem a história inicial e é realmente beeeem assustador! Já o segundo filme acaba se tornando extremamente repetitivo, pois durante quase metade do filme se passa recontando o primeiro (usando, inclusive, as mesmas cenas); e tem muito menos cenas de terror propriamente dito.

De forma que Ju-on: The Curse 2 acaba se tornando um filme muito maçante, é como assistir Ju-on: The Curse pela segunda veze e as cenas mais legais não estarem lá!

O que é mais interessante é que, apesar de Ju-on: The Grudge usar a mesma linguagem dos dois primeiros e contar basicamente a mesma história, ele é sem sombra de dúvida o mais belo e mais assustador! Takashi Shimizu aperfeiçoou os filmes transformando-os numa obra prima. A linguagem usada mais apurada, a separação das pequenas histórias que formam o filme está mais bem distribuída e a ordem em que elas são dispostas está muito mais elaborada. As cenas de terror com a Kayako e o Toshio são as piores da história do terror, principalmente por causa da melhora significativa nos efeitos sonoros do filme.

É melhor eu parar por aqui, pois isso está quase se tornando uma crítica do filme errado...

Cena de Ju-on: The Curse 2

-----------------------

Desculpe-me pela demora, fiquei sem computador durante o carnaval...



...

Atualização
08.12.2020

Finalmente caiu a minha ficha e percebi que preciso ser mais clara com relação a diferenciar os filmes dessa franquia. Costumo utilizar os títulos internacionais para distingui-los melhor, mas, mesmo assim, percebi que continua confuso.

Vou elencar abaixo todos os filmes por data de lançamento e usando os nomes originais, seguidos de seus títulos brasileiros e internacionais, se for o caso:

Ju-on (2000)
Japão
Brasil: Ju-on: A Maldição 1
Internacional: Ju-on: The Curse
* lançado só para tv/video

Ju-on 2 (2000)
Japão 
Internacional: Ju-on: The Curse 2
* lançado só para tv/video

Ju-on (2002)
Japão 
Brasil: O Grito
Internacional: Ju-on: The Grudge
* esse é o filme considerado o original

Ju-on 2 (2003)
Japão 
Brasil: O Grito 2
Internacional: Ju-on: The Grudge 2

The Grudge (2004)
EUA
Brasil: O Grito
* refilmagem

The Grudge 2 (2006)
EUA
Brasil: O Grito 2

The Grudge 3 (2009)
EUA
Brasil: O Grito 3

Ju-on: Shiroi rôjo (2009)
Japão
Internacional: Ju-On: White Ghost / The Grudge: Old Lady in White

Ju-on: Owari no hajimari (2014)
Japão 
Brasil: [O Grito 3] Ju-On: O Começo do Fim
Internacional: Ju-on: The Beginning of the End

Ju-on: Origins (2020)
Japão 
Brasil: O Grito - Origens
* série de tv

7 comentários:

Anônimo disse...

então vc sabe onde podemos conseguir o terceiro? deve ser uma compilacao de cenas dos dois primeiros, mas temos que assistir. definitivamente.

tha disse...

Então... Eu tenho 3:
Ju-On: The Curse
Ju-On: The Curse 2
Ju-On: The Grudge
(q eu assisti com vc)

E estou baixando Ju-On: The Grudge 2.

Marcos M. disse...

oi Thalita, tudo bem?
Obrigado pela visita e pelos elogios!
Vou confessar que fiquei preocupado com uma coisa q vc disse. Sobre não entender o q escrevo.
Procuro escrever da forma mais clara possível. Tento abordar temas complexos de forma simples.
Mas acho q nem sempre dá certo né?... hehehehe!!!
Sigo tentando!!
Beijoxxxxx!!

Anônimo disse...

konnichiwa thalita!
eu gosto bastante deste filme..mas tenho duvidas...
a unica versao que vi foi a versão americanizada(the grudge, certo?)mas sei que tem a versão japa tbm.
até ai nenhuma novidade..mas quero saber quantos exatamente filmes sobre toshio(um amor de criança)tem!!
os titulos que ja ouvi falar:
ju on:the curse
ju-on:the grudge
the grudge

estou confusa!!!
please...helpe me!!
yza_blue@msn.com

tha disse...

É o seguinte. No total são 5 filmes.

Como eu disse na crítica, primeiro foram feitos dois filmes para TV: Ju-On: The Curse e Ju-On: The Curse 2.
Esses filmes fizeram muito sucesso no Japão, então Takashi Shimizu resolveu fazer um pro cinema: Ju-on: The Grudge. Na minha humilde opnião, esse filme é uma obra-prima, incomparável aos outros dois anteriores.
Com o sucesso, ele acabou lançando mais um filme: Ju-On: The Grudge 2. Na minha humilde opnião, bem ruim.
Então, Holywood resolveu fazer a sua própria versão dos filmes com o próprio Shimizu como diretor: The Grudge. Mas o filme deixa a desejar.

Espero ter esclarecido a dúvida!

J.Cruz disse...

Sério que vc acha o remake americano uma obra prima? Eu acho uma porcaria, nem parece que foi dirigido pelo mesmo diretor do oruginal, esse sim, chega mais próximo de ser uma obra prima. Os outros sao (lixos) descartáveis.
PS: A série lançada recentemente pela NetFlix, é bem legal, inclusive me fez rever a bomba americana e o clássico japonês e so confirmei minha tese.

tha disse...

Olá, J.Cruz!

Houve uma confusão aqui no entendimento hehehe

Eu acho que o Ju-on: The Grudge, de 2002, uma obra-prima! Ou seja, o filme original e não o americano. Como os nomes são todos muito iguais, fica fácil entender a confusão. Mas eu não falei sobre o filme americano em nenhum momento desse meu texto.

É porque tem os dois Ju-on feitos para a tv em 2000 (que são o objeto do meu texto) e tem também o Ju-on de 2002, que foi feito para o cinema (que é o que eu considero uma obra-prima). E, por fim, tem o The Grudge, de 2004, que é o americano (o qual eu nem mencionei aqui porque concordo que é beeeem mais ou menos!).

No fim das contas, acho que nós dois concordamos hehehe

Pra saber mais o que eu penso do Ju-on de 2002 e da refilmagem, tem esse texto aqui: https://pipocanoedredon.blogspot.com/2005/03/ju-on-grudge-grudge.html

Já escrevi há muitos anos, mas meu sentimento não mudou ;)

Ah, obrigada pela dica, estou querendo ver mesmo a série, mas estava com medo de ser ruim rs

Obrigada pela visita e pelo comentário!!