25.8.07

Alta Tensão (Haute Tension)

Um homem branco, ruivo desgrenhado, começando a ficar calvo, tem sangue escorrendo por todo o rosto e olhar sério. Sua cabeça está levemente inclinada para baixo e seus olhos azuis estão bem abertos, mostrando a parte branca na borda inferior dos olhos. Usa uma roupa bege, ou amarela clara, muito suja e com sangue escorrendo por ela.


2003
Terror
Direção: Alexandre Aja
Roteiro: Alexandre Aja e Grégory Lavasseur


 


Esse é um dos raros filmes (senão o único) que ao terminar eu pensei: dane-se a veracidade, que me importa a possibilidade! O final gerou furos de roteiro? Talvez, mas to me lichando pra isso!!!

Marie (Cécile de France) e Alex (Maïwenn Lê Besco) são duas universitárias que vão passar alguns dias no sítio, com a família de Alex. Na mesma noite em que elas chegam, um sórdido assassino (Philippe Nahon) surge para acabar com suas vidas das maneiras mais sanguinárias imaginadas.

Fazia muito tempo (talvez desde O Massacre da Serra Elétrica e Ju-On: The Grudge) que eu não via um filme que tenha me deixado TÃO tensa durante o filme INTEIRINHO. O nome desse filme lhe caiu como uma luva mesmo.

Alexandre Aja foi como todos os diretores de filmes de terror deveriam ser: sem medo de ser feliz. Ele é sem dúvida nenhuma uma das grandes revelações do cinema de horror. Dirigiu também Viagem Maldita, mas, talvez por ser um remake, este é apenas um filme bom, nada perto de Alta Tensão. Espero ansiosa que Alexandre Aja não seja o diretor de um filme só...

Cécile de France simplesmente destrói! Lembra da Sally (Marilyn Burns), a loirinha do Massacre? Pois é, a Marie não tem nada a ver com ela! Gritos de pânico, desespero e fuga a todo o vapor são coisas que não fazem parte do vocabulário dela. Isso ela deixaria para a pobre Alex, se esta tivesse a chance - tenho CERTEZA que ela faria tudo isso, pois a Maïwenn é f*** também. E “Le Tueur” (“O Matador”) dá um show à parte, não precisa de máscara, só com a sua barriga nojenta e suas unhas encardidas ele já é horrível o bastante (visualizou um bugre, né? pois não deve ser tão blerg quanto este).

Finalmente um filme de terror que de fato serve para aterrorizar. Era tudo o que eu queria e foi o que eu consegui. E nem a enorme expectativa que o rodeada serviu para amenizar o impacto.

Dicas para gostar ainda mais do filme*:

- Em certa passagem do filme toca uma música do Muse (New Born). Descubra a letra da música e relacione com a cena correspondente.

- Existe uma cena dentro de um banheiro público, preste atenção na inscrição que aparecerá no banheiro e depois pesquise a respeito dela.

 
SPOILER:
Ao terminar o filme você fica com algumas dúvidas. Mas que diabos? Como que a garota conseguiu guiar dois automóveis ao mesmo tempo? Como ela conseguiu guiar o furgão e estar na caçamba ao mesmo tempo? DE ONDE VEIO AQUELE FURGÃO?????

Bom, a maneira mais sadia (leia-se “de modo a não enlouquecer de tanto pensar”) de interpretar isso é supondo que a maior parte do filme é proveniente da imaginação grotesca da Marie. Só o que temos certeza que aconteceu foi: Marie matou pai, mãe e irmãozinho da Alex (e o cachorro, e os periquitos...), depois o pobre do rapaz do posto de gasolina e, por fim, o fulaninho que tava só passando por ali de carro (uma das mortes mais legais do filme – finalmente alguém teve coragem de usar uma moto-serra como ela merece!); de resto, tudo pode ser simplesmente invenção da louquinha.

Puxa, essas mortes... Caraca, muito boas! Talvez a do pai seja um pouco demais para uma menina daquelas ter conseguido de fato realizar, mas vale por ela ter imaginado que seria assim (e nós termos visto, claro). Outra que é imaginária, mas é uma das minhas preferidas, é a do pau-farpado. Nossa, haja paulada com arame-farpado na cara do grotesco, meu! E depois ela puxando o plástico todo grudado nos buracos da cara dele! Ah, eu sou fã dessa Marie!!!!

Bom, voltando às suposições. Será que Marie e Alex eram realmente amigas de faculdade? Será que elas sequer se conheciam? Eu começo a acreditar que não. E aí está a beleza do filme (fora o fato de ele ser ENERVANTE!), não dá pra saber e cada um acredita no que quer. Se você quiser acreditar que isso é tudo balela e o filme é uma bosta, pode também! Vale tudo.

Há quem acha até que a Marie se auto-mutilou para tentar provar que sua história era verdade (senão, como explicar a existência dos ferimentos que ela ganhou no acidente de carro se não é possível ter havido nenhum?). Eu particularmente não sou muito fã dessa interpretação, acho até que prefiro uma versão onde a Marie volta a pé pro posto, cata o carro do mortinho e capota sozinha. E por que ela faria isso? Porque ela é uma doida que hora acha que é uma menina que enfrenta um assassino, hora acha que é um barrigudo nojento.

Eu sei lá porque ela faria isso, caramba!

Diz aí o que VOCÊ achou, e depois conversamos...


* Dicas de JP.

10 comentários:

Dr Johnny Strangelove disse...

Obrigado pela referencia ...
gostou do filme também, pensava que nunca tivesses visto ele ...

e sim ... sobre a suposição do carro ... não se esqueça de quem conta a história ...

mas um grande abraço a vc e é bom ver vc postando ...
abraços

jamagonça disse...

Também gosto muito desse filme. E também tenho inúmeras dúvidas a respeito. Dia desses, estava em algum blog perguntando a respeito da cabeça usada pelo assassino gordão para se masturbar e chegamos à conclusão de era a imaginação da garota. Ou seja, concordo com você de que grande parte do filme era a imaginação da Marie.
Ótimo post.
Grande abraço.

Wiliam Domingos disse...

Já me indicaram este filme...mas cai na bobeira de pegar um tal de "Rota Mortal"!
Passe longe desta bomba...
eu adorei Viagem Maldita...é sádicamente dramatico!
Vá ver Bug, nos cines...ótimo!
Abraço!

Anônimo disse...

ÓTIMO, agora tenho outro ótimo filme pra assistir no final de semana, o primeiro é BUGS (Possuídos), já viu? Me parece ser bem interessante.

Aqui é o Renato do TironoEscuro, eu mudei de blog e tal, se puder trocar o link eu agradeço ;)

tha disse...

Oi, gente!

Para vcs q não assistiram ainda, assistam, vale a pena.

Obrigada por virem comentar no Pipoca, e desculpem demorar tanto pra postar... Vou me esforçar para que isso não se repita!

Renato, foi mal por não ter trocado o link antes. Mas como pôde ver, nem entrando no meu próprio blog eu não estava conseguindo. rsrsrs

bjs a todos!

tha disse...

Ei, Johnny!

Vc sabia q eu tinha assistido sim! Já discutimos sobre ele!!! rsrsrs

Anônimo disse...

ola pessoal so queria ressaltar uma coisa durante muito tempo procurei o artista da otima trilha sonora desse filme acabei descobrindo que new born e o nome da musica de uma banda britanica chamada muse muito boa a banda vale a pena conferir!! abraço a todos!!

Angel disse...

procurei por muito tempo tambem a trilha sonora.. adorei a musica e o filme tambem.. ^^

Anônimo disse...

qual musica romantica toca nesse filme?

Respondem purfavor *-*

tha disse...

Anônimo de 2011, se vc um dia voltar aqui e ainda não souber o nome da música, acredito que seja New Born do Muse?