20.5.19

Especial Vincent Price - parte 3

Já estamos na terceira semana! E, se você não leu os outros textos, pode começar pela parte 1 aqui.

A experiência de fazer esse especial se torna muito interessante quando confronto o que eu lembrava dos filmes, com como eles realmente são. Todo dia eu reorganizo minhas preferências, pois estas precisam ser reajustadas a cada obra revisitada.

Assim, vamos aos próximos quatro filmes!


O Castelo Assombrado (The Haunted Palace) Gif. Vincent Price com um sobretudo grosso estampado de gola vermelha sobre uma camisa branca e gravata vermelha. No rosto um cavanhaque bem aparado que se estende pela linha do maxilar até as costeletas. Ele observa com expressão de confusão um quadro de tom predominante azul que retrata um homem com a face muito semelhante à sua, inclusive no estilo da barba.

1963
Terror
Direção: Roger Corman
Roteiro: Charles Beaumont, Francis Ford Coppola (diálogos adicionais), H.P. Lovecraft (romance) e Edgar Allan Poe (poema)

Quando assisti pela primeira vez, eu ainda nem sonhava com a existência de H. P. Lovecraft, hoje um dos meus autores favoritos. Então foi somente quando o revi que percebi que se tratava de um filme baseado no livro "O Caso de Charles Dexter Ward", curiosamente, meu predileto dele.

Debra Paget aparece novamente como a boneca de porcelana apaixonadamente casada com um homem que tem idade para ser seu pai. Contudo, sendo ele o Vincent Price, não estou aqui para julgar ninguém!

É uma pena que o roteiro não aproveita o que a história tem de melhor e acaba focando no terror de forma mais tradicional. Entretanto, pensando ser este um filme tão curto, entendo que é muito difícil trazer para a tela toda a atmosfera de insanidade que os livros do Lovecraft evocam. Além disso, me entristeceu o modo como o roteiro se utiliza de corpos com deficiências para criar medo (algo comum à época).


Vincent Price em preto e branco. Tem um bigodinho fino, usa terno sobre camisa branca, mas a gravata está afrouxada e o botão da gola aberto. Em seu rosto, uma expressão de assombro.Mortos que Matam (The Last Man on Earth)

1964
Terror, Ficção Científica
Direção: Ubaldo Ragona e Sidney Salkow
Roteiro: William F. Leicester e Richard Matheson

Richard Matheson, autor do livro no qual o filme foi baseado, também participou da execução do roteiro, mas saiu creditado como "Logan Swanson" supostamente por não ter ficado satisfeito com o resultado final. Além dele e de Leicester, o IMDb ainda credita Furio M. Monetti e Ubaldo Ragona como roteiristas da "versão italiana", mas não consegui descobrir exatamente o que isso significa.

Esse filme tem um problema grave de ritmo, que é quebrado completamente devido a um flashback muito extenso bem no meio da história. Mas a sequência final é bastante tensa, apesar de que colocar o Vincent Price para correr é sempre um erro. Esse homem elegante, que coloca a camisa para dentro da calça mesmo quando é o último homem da terra, simplesmente é incapaz de correr sem parecer um pato.

Um fato interessante sobre esse filme é que George Romero alega que é a base para a sua ideia de A Noite dos Mortos-Vivos (1968).


O Solar Maldito (House of Usher)
Gif. Um quadro de um rosto feminino abstrato, uma explosão de cores, olhos muito grandes e escuros. Vincent Price está ao lado do quadro, olhando para ele, seu rosto de perfil. Não usa barba ou bigode, o cabelo tingido de loiro quase platinado. A iluminação da cena pisca em um tom forte de azul, deixando tudo, principalmente o quadro, em tonalidades neon.
1960
Terror, Drama
Direção: Roger Corman
Roteiro: Richard Matheson e Edgar Allan Poe (conto)

Vincent Price loiro? Trabalhamos!

Esse filme é lindo! Tanto os créditos iniciais, quanto os finais são realmente belíssimos. O departamento de arte desse filme está de parabéns! Os quadros feitos como "retratos" da família Usher são incríveis!

Os efeitos especiais e visuais são ótimos. A sequência do pesadelo é maravilhosa! Evoca com muita habilidade a sensação desconexa dos sonhos - e poucos filmes conseguem fazer isso tão bem.

Quero destacar a caracterização e atuação da Myrna Fahey na sequência final. Toda a sequência é primorosa e visualmente muito impactante, bem do jeitinho que eu gosto.


O Poço e o Pêndulo (Pit and the Pendulum)
Gif. Vincent Price, utilizando um roupão escuro e elegante sobre camisa branca de babados, está descabelado, segura Barbara Steele pelo rosto e a beija de um jeito desvairado. Barbara usa vestido azul claro de mangas bufantes e os cabelos longos, lisos e negros estão soltos.
1961
Drama, Terror, Mistério
Direção: Roger Corman
Roteiro: Richard Matheson e Edgar Allan Poe (conto)


De quem terá sido a brilhante ideia de colocar Barbara Steele em um filme com Vincent Price dando a ela tão pouco tempo em cena?! É bastante frustrante, para falar a verdade, esperar por tanto tempo até que ela finalmente apareça. Em compensação, o quadro com o retrato dela que aparece logo no começo do filme é uma das representações mais perfeitas que eu já vi dela, muito lindo!!

A estrutura e história desse filme é bastante similar à de O Solar Maldito. Inclusive o elogio aos créditos iniciais e finais que eu fiz anteriormente vale também para O Poço e o Pêndulo. Os filmes são tão parecidos, que é muito fácil misturá-los na nossa memória pouco tempo depois.

A sequência final desse filme também é muito boa. Gosto muito de ambos os filmes. Talvez um pouquinho mais do anterior por causa da sequência do pesadelo - e pela decepção de ter pouca Barbara Steele nesse (aliás, ela é outra que merece um especial só dela).

Foto de cena do filme. Um quadro pindurado na parede por trás de cortinas vermelhas. As cortinas estão abertas, revelando o retrato de Barbara Steele. Seu olhar oblíquo parece nos observar do alto, os olhos bem delineados têm iluminação que os destacam. O retrato é bastante fiel e tem um tom levemente azulado. A expressão no rosto dela é quase de superioridade. Ela usa os cabelos negros presos, mas a franja longa cai levemente sobre a orelha semi-aparente. sobre uma gola alta de estruturada branca, outra gola alta em "v", de um casaco ou vestido escuro.

...

A parte 4 estará disponível aqui a partir do dia 27/05/2019.

Nenhum comentário: