A experiência de fazer esse especial se torna muito interessante quando confronto o que eu lembrava dos filmes, com como eles realmente são. Todo dia eu reorganizo minhas preferências, pois estas precisam ser reajustadas a cada obra revisitada.
Assim, vamos aos próximos quatro filmes!
O Castelo Assombrado (The Haunted Palace)

1963
Terror
Direção: Roger Corman
Roteiro: Charles Beaumont, Francis Ford Coppola (diálogos adicionais), H.P. Lovecraft (romance) e Edgar Allan Poe (poema)
Quando assisti pela primeira vez, eu ainda nem sonhava com a existência de H. P. Lovecraft, hoje um dos meus autores favoritos. Então foi somente quando o revi que percebi que se tratava de um filme baseado no livro "O Caso de Charles Dexter Ward", curiosamente, meu predileto dele.
Debra Paget aparece novamente como a boneca de porcelana apaixonadamente casada com um homem que tem idade para ser seu pai. Contudo, sendo ele o Vincent Price, não estou aqui para julgar ninguém!
É uma pena que o roteiro não aproveita o que a história tem de melhor e acaba focando no terror de forma mais tradicional. Entretanto, pensando ser este um filme tão curto, entendo que é muito difícil trazer para a tela toda a atmosfera de insanidade que os livros do Lovecraft evocam. Além disso, me entristeceu o modo como o roteiro se utiliza de corpos com deficiências para criar medo (algo comum à época).

1964
Terror, Ficção Científica
Direção: Ubaldo Ragona e Sidney Salkow
Roteiro: William F. Leicester e Richard Matheson
Richard Matheson, autor do livro no qual o filme foi baseado, também participou da execução do roteiro, mas saiu creditado como "Logan Swanson" supostamente por não ter ficado satisfeito com o resultado final. Além dele e de Leicester, o IMDb ainda credita Furio M. Monetti e Ubaldo Ragona como roteiristas da "versão italiana", mas não consegui descobrir exatamente o que isso significa.
Esse filme tem um problema grave de ritmo, que é quebrado completamente devido a um flashback muito extenso bem no meio da história. Mas a sequência final é bastante tensa, apesar de que colocar o Vincent Price para correr é sempre um erro. Esse homem elegante, que coloca a camisa para dentro da calça mesmo quando é o último homem da terra, simplesmente é incapaz de correr sem parecer um pato.
Um fato interessante sobre esse filme é que George Romero alega que é a base para a sua ideia de A Noite dos Mortos-Vivos (1968).
O Solar Maldito (House of Usher)

1960
Terror, Drama
Direção: Roger Corman
Roteiro: Richard Matheson e Edgar Allan Poe (conto)
Vincent Price loiro? Trabalhamos!
Esse filme é lindo! Tanto os créditos iniciais, quanto os finais são realmente belíssimos. O departamento de arte desse filme está de parabéns! Os quadros feitos como "retratos" da família Usher são incríveis!
Os efeitos especiais e visuais são ótimos. A sequência do pesadelo é maravilhosa! Evoca com muita habilidade a sensação desconexa dos sonhos - e poucos filmes conseguem fazer isso tão bem.
Quero destacar a caracterização e atuação da Myrna Fahey na sequência final. Toda a sequência é primorosa e visualmente muito impactante, bem do jeitinho que eu gosto.
O Poço e o Pêndulo (Pit and the Pendulum)

1961
Drama, Terror, Mistério
Direção: Roger Corman
Roteiro: Richard Matheson e Edgar Allan Poe (conto)
De quem terá sido a brilhante ideia de colocar Barbara Steele em um filme com Vincent Price dando a ela tão pouco tempo em cena?! É bastante frustrante, para falar a verdade, esperar por tanto tempo até que ela finalmente apareça. Em compensação, o quadro com o retrato dela que aparece logo no começo do filme é uma das representações mais perfeitas que eu já vi dela, muito lindo!!
A estrutura e história desse filme é bastante similar à de O Solar Maldito. Inclusive o elogio aos créditos iniciais e finais que eu fiz anteriormente vale também para O Poço e o Pêndulo. Os filmes são tão parecidos, que é muito fácil misturá-los na nossa memória pouco tempo depois.
A sequência final desse filme também é muito boa. Gosto muito de ambos os filmes. Talvez um pouquinho mais do anterior por causa da sequência do pesadelo - e pela decepção de ter pouca Barbara Steele nesse (aliás, ela é outra que merece um especial só dela).
...
A parte 4 estará disponível aqui a partir do dia 27/05/2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário