13.3.05

Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead)

5 pessoas em um elevador: dois homens negros (um deles apontando uma arma para algo extra campo), uma moça loira segurando algo que parece ser um rifle ou espingarda com a roupa ensanguentada, um moço branco com a roupa ensanguentada atrás dela, e uma moça branca grávida no fundo.

2004
Direção: Zack Snyder
Roteiro: George A. Romero (filme de 1978) e James Gunn


Já vou avisando, eu não assisti ao original... Mas pretendo, quando decobrir o nome dele no Brasil.

Quando comecei a assistir o filme pensei: "Ai, não! Outro Extermínio!". Eu realmente não gostei de Extermínio... Mas conforme a história se desenrolava, fui percebendo que apesar de serem muuuuuuito parecidos, eu estava gostando de Madrugada dos Mortos.

Bom a história começa com uma enfermeira que vai pra casa depois de um longo dia de trabalho. No hospital há sinais de que existe algo errado, mas nada muito descarado. De madrugada, enquanto Ana (a enfermeira) está dormindo com seu marido, entra no quarto uma garotinha vizinha deles e ataca a mordidas o pobre do marido, que logo em seguida morre para voltar à 'vida' e atacar Ana.

Depois de pegar o carro e fugir de casa, Ana percebe que a cidade está um caos, tomada por zumbis mordedores e pessoas desesperadas. Porém ela acaba batendo o carro e tendo que se virar com suas própria pernas (literalmente). Ela acaba encontrando um grupinho de pessoas e vão todos tentar abrigo no shopping mais próximo.

Apesar da resistência dos seguranças, eles acabam permanecendo no shopping após se livrarem dos zumbis que estava lá dentro. Então, eles resgatam um outro grupo que também estava fugindo dos zumbis e lá ficam a maior parte do filme.

No total são muitos personagens dentro daquele shopping (fora o solitário que mora do outro lado da rua), e nós espectadores passamos a conhecer direito poucos deles. Mas ainda assim as relações que vão se formando entre eles são suficientemente boas para deixarem o filme interessante.

Mas a melhor parte mesmo é quando todos brincam de tiro ao alvo com o 'vizinho', usando as cabeças dos zumbis que se aglomeraram em volta do shopping como alvo.

Também queria chamar a atenção para os créditos finais. São muito bons, mesmo! As imagens amadoras e rápidas que vão passando ao longo dos créditos servem para dar uma dica do que acontece com todo aquele povo depois que o filme termina.

Cenas rápidas aparecem ao longo de todo o filme, porém de uma forma inteligente e que não irrita, ou seja, se eu usasse chapéu, eu o tirava para quem fez a edição! A trilha sonora também é muito boa e se encaixa direitinho nas cenas certas.

Madrugada dos Mortos é realmente muito divertido, não é o ó do borogodó, mas é divertido sim. Não sei se o classificaria como terror, mas ação com certeza ele tem!

3 comentários:

Anônimo disse...

Tha, quando você vai atualizar?!
bjo, ana

Anônimo disse...

Não sei se isso te ajudará. Talvez as datas estejam incorretas, mas os filmes de George Romero foram: Noite dos mortos-vivos (night of the living dead, 1968), Despertar dos mortos (dawn of the dead, 1978), Dia dos mortos (day of the dead, 1985) e Terra dos mortos (land of the dead, 2005). Um grande abraço.

tha disse...

Ei, Hérlon!

Muito obrigada, eu tava querendo saber dos filmes dele mesmo!!

bjs!