24.8.19

The Haunting of M.





1979
Terror
Direção: Anna Thomas
Roteiro: Anna Thomas






Nos primeiros anos do século XX, Halina (Nini Pitt), uma jovem de família abastada do leste europeu, descobre que a estranha doença de sua irmã mais nova pode ter alguma relação com uma fotografia recém tirada da família. Halina teme que a figura misteriosa registrada pela fotografia pode estar atormentado Marianna (Sheelagh Gilbey) e provocando sua aflição.

The Haunting of M. foi filmado em um castelo escocês com um baixíssimo orçamento e elenco desconhecido que, lamentavelmente, entrega uma atuação bastante fraca. Porém, apesar de a produção barata acabar por ficar evidente, há uma qualidade inegável na ambientação da época em que a história se passa.

Anna Thomas produziu e roteirizou alguns filmes dirigidos por seu marido, Gregory Nava, mas também foi co-roteirista de Frida(2002). No entanto, The Haunting of M. foi o único filme dirigido por ela e totalmente escrito por ela.

O ritmo do filme é um pouco lento e irregular. Por exemplo, quando o tempo destinado às situações envolvendo a doença de Marianna e às descobertas de Halina sobre a figura misteriosa parece se estender um pouco mais do que o desejado, surge uma bem-vinda festa que quebra com a morosidade iminente, mas que acaba ela mesma se prolongando mais do que o necessário.

Além disso, o terror presente é muito sutil. Trata-se de uma história de fantasma e Anna Thomas opta por mostrá-lo. As cenas em que ele aparece, no entanto, são poucas. A aparição surge como uma figura nas sombras e, por si só, pouco nos amedronta. Por isso, ainda que a trilha sonora me pareça consistente nesses momentos, ela não é suficiente para criar uma atmosfera aterrorizante.

Contudo, gosto muito do modo como a história desenvolve o drama familiar, mostrando pessoas presas a um passado que elas mesmas tentam esconder, e como isso acaba por criar um eco no presente. Me interessa também o fato de que pequenos detalhes desse passado continuam guardados, mesmo quando a história se encerra. Assim, as tensões giram em torno das relações, dos segredos, da preocupação com as aparências.

Dessa forma, talvez alguém que busque por um horror gráfico ou movimentado, irá se decepcionar com esse filme. Em contrapartida, quem está aberto para um terror mais insinuante, quase delicado, poderá até mesmo se fascinar com ele.

Infelizmente, não é fácil encontrar The Haunting of M. para assistir e eu acabei sendo obrigada a me contentar com uma versão de baixa qualidade. Também infelizmente, Anna Thomas nunca mais se aventurou sozinha pelo gênero, pois fico curiosa para saber como teria sido sua evolução como diretora e roteirista dentro do terror.

...

Uma curiosidade. Nesse link, podemos ler um comentário (em inglês) da própria Anna Thomas sobre seu filme:
https://bampfa.org/event/haunting-m

2 comentários:

Monica Asperti Brandao disse...

Legal. Por ser terror sutil, quem sabe eu possa me aventurar a assistir....

tha disse...

Esse filme só encontrei nesses dois links (separado em duas partes) e sem legenda:

Anna Thomas, The Haunting of M. (1979) Part I

Anna Thomas, The Haunting of M. (1979) Part II