13.3.11

Vincent

Imagem em preto e branco, stop-motion em massinha de modelar. Um menino branco de cabelos espetados, lisos e pretos, segura um gato preto contra o rosto. O menino tem os olhos arregalados, com olheiras e a pequena boca triste (em arco), usa camiseta com listras horizontais pretas e brancas. O gato tem o pescoço bem longo e a cabeça apoiada contra a bochecha do menino, os olhos do gato são brancos e as orelhas estão em pé e viradas para a frente.



1982
Animação, Fantasia
Direção: Tim Burton
Roteiro:
Tim Burton





Aí que um dia me indicaram que assistisse Vincent, de Tim Burton. Fiquei bastante empolgada e baixei. Mas sem saber que era um curta, coloquei numa lista de espera. Pois é, acabei de descobrir que são menos de 6 minutos de animação... Não cometam a mesma gafe que eu, assistam já!

Vincent conta a história de um garoto que queria ser Vincent Price. Quer coisa mais fofa? Pois bem. Além de toda a estética expressionista que se tornou uma marca de Tim Burton, a história é contada em forma de poema. É pouco? Certo, certo. Então vamos ao xeque-mate: o narrador da historieta é nada mais, nada menos, que o próprio Vincent Price. A-há.

O texto é lindíssimo, melodioso, delicado e soturno. Tal qual o grandioso Sr. Price. E esse texto pode ser lido em português no blog Monalisa, e na lingua original pelo site The Tim Burton Collective. A animação foi toda feita em preto e branco, o que nos aproxima ainda mais dos filmes estrelados por Vincent Price. A narração não podia ser mais perfeita - e creio que não há motivos para eu explicar essa afirmação. Por fim, além de tudo, o personagem é cativante, simpático e nos dá uma vontade tremenda de pegá-lo no colo e apertá-lo até dele arrancar um sorrisinho melancólico.

Vincent foi o primeiro trabalho em
stop-motion de Tim Burton. E com ele, o diretor mostra que já em 1982 ele era o Tim Burton de O Estranho Mundo de Jack, de Edward, Mãos de Tesoura, de Batman. Com Vincent, Tim Burton nos prova que ele já era brilhante há muito tempo!

3 comentários:

Luís Alberto Freire disse...

Caraca muito legal esse curta, não acha? Só o Tim para imaginar isso e com a voz do Vincent P. ficou d+. Ainda bem que vc mostrou onde conseguir o poema pois eu tava procurando. Obrigadooooo
Acesse bustelavoadora.blogspot.com e também letrasyborroes.blogspot.com

Maxx disse...

Muito bacana seu espaço, certamente estarei sempre por aqui.

Burton é genial.

Agradeço sua visita ao TeleCineBrasil e postei a resposta pra vc no link:

http://telecinebrasil.blogspot.com.br/2008/11/nosferatu-1922.html

Mas se vc gosta do filme Nosferatu, o interessante é dar uma olhada na outra postagem do mesmo filme.

Grande abraço e mantenha contato.

Maxx.

tha disse...

Bom, gente, eu estive afastada do blog por muitos anos, não vis as mensagens de vcs e vcs provavelmente não verão minha resposta, mas aí vai:

Luís Alberto, obrigada pelo comentário! Vou dar uma olhada nos seus links. E, sim, esse curta é maravilhoso, principalmente com a vos do Vincent Price <3

Maxx, obrigada pela resposta! Abraço!