6.2.11

Gwoemul (O Hospedeiro)




2006
Ficção Científica, Comédia

Direção: Joon-ho Bong
Roteiro: Joon-ho Bong, 
Won-jun Ha e Chul-hyun Baek




Talvez eu esteja estragando um pouco a graça de O Hospedeiro por dizer que se trata de uma comédia. Quando eu o assisti, não fazia idéia do que esperar, então dar de cara com aquele estranho humor coreano foi uma deliciosa surpresa
.

Uma mutação química dá vida a um monstro que colocará em alerta toda a população de Seoul, na Coréia do Sul. Park Gang-Du (Kang-ho Song) é um dos filhos de Park Hie-bong (Hie-bong Byeon) e vê sua filha Hyun-seo (A-hsung Ko) ser levada pelo terrível monstro. Assim, Gang-Du, seu pai e seus dois irmãos, Nam-il (Hae-il Park) e Nam-joo (Doona Bae), vão tentar a todo custo salvar a menina.


É difícil não se impressionar com O Hospedeiro. Em uma preconcepção pode ser tido como um típico filme de monstros (como Godzilla ou King Kong) e à primeira vista pode ser tido como um filme irreverente. Porém, o roteiro é muito mais rico e conforme se pensa sobre ele, o mesmo se revela bastante crítico. Ainda assim, ele não deixa de ser realmente um filme de monstro bastante irreverente. Dessa forma, O Hospedeiro consegue agradar a gregos e troianos: você vai gostar quer você esteja buscando um filme com conteúdo, quer você tenha interesse apenas em se divertir.

Como filme de monstro, O Hospedeiro é genial logo no início. Ao invés de passar o filme todo criando uma espectativa a respeito do monstro que nunca seria alcançada, Joon-ho Bong decide apresentar seu 'godzilla' já na primeira cena em que ele dá sinal de vida. Pronto, o
peixe-mutante é assustador o suficiente para te manter apreensivo durante o restante da película, e você não irá se decepcionar com sua aparência caso ele somente fosse mostrado nos minutos finais.

Junto a isso, o drama da família Park é muito bem amarrado a um enredo assustador. Os atores são sensacionais, principalmente Kang-ho Song, e o toque de 'humor fora de hora' consegue balancear o filme suficientemente bem para que a emoção e a tristeza não ditem o clima do roteiro. Dessa forma, temos um filme equilibradíssimo, que provoca cada tipo de sentimento na medida exata. Sem falar que o 'humor fora de hora' é tão fora de hora que a gente ri pelo choque antes mesmo de rir pela 'piada'. E enquanto no início isso nos gera algum desconforto, não demora muito para que soltemos nossas próprias amarras e mergulhemos de cabeça nesse viés desconjuntado de se fazer rir.


Paralelamente, temos em
O Hospedeiro um filme bastante crítico. De maneira bastante descarada, os Estados Unidos, como grandes intrometidos que são, se tornam o principal alvo. Mas o próprio governo coreano não escapou das garras de Joon-ho Bong, que deixa claro seu descontentamento com relação ao modo alienador com o qual os seus conterrâneos são tratados. Fica clara a insatisfação de Joon-ho Bong principalmente através do personagem Nam-il, com suas falas ressentidas e seu fracasso patente.

Um filme profundo, emocionante, sensível, assustador, engraçado e divertido. Não se prenda a estereótipos. Assista O Hospedeiro sem medo e terá uma experiência rica em diversos sentidos.

Um comentário:

Leandro Cunha disse...

Ola,

Sou um dos idealizadores do projeto Vivacinema! e gostaria de pedir licença e apresentar o projeto e propor uma possível parceria.

O Vivacinema! é uma rede social feita para quem gosta da sétima arte em todos os sentidos. É um site para quem curti ir ao cinema ou gosta de assistir um filme em casa com os amigos.
No Vivacinema! os usuários podem trazer os seus amigos, conhecer pessoas que também curtem cinema, comentar sobre os filmes, marcar os filmes como assistidos, não assistidos e aqueles que não quer ver e saber um pouco mais sobre seus astros e estrelas favoritos e muito mais.
Além disso, o usuário pode criar uma videoteca com seus filmes prediletos e comentar, compartilhar sua opinião e saber o que eles andam fazendo pela rede.
Vivacinema! De uma maneira diferente!
www.vivacinema.com.br

Espero o seu retorno com o que achou do site para que possamos fechar uma parceria bem bacana.