8.9.08

Batman




1989
Ação, Aventura, Suspense
Direção: Tim Burton
Roteiro:
Sam Hamm e Warren Skaaren




E aí, com toda essa onda de The Dark Night que teve, resolvi rever os dois primeiros filmes do Batman. Não para comparar, apenas porque deu uma saudade e uma vontade de relembrar.

Bruce Wayne (Michael Keaton) é aparentemente um jovem extremamente rico e excêntrico, que gosta de dar festas em seu castelo em Gotham City. Porém, quando o céu escurece, ele é Batman, o rapaz atormentado que sofre com a lembrança de ter visto seus pais serem assassinados na sua frente, e que luta para que sua cidade natal seja liberta da violência e corrupção. com a ajuda de seu fiel mordomo Alfred Pennyworth (Michael Gough). Enquanto poucos acreditam que existe um justiceiro que aparece nas madrugadas para enfrentar os vilões que o crepúsculo traz, uma linda fotógrafa, Vicki Vale (Kim Basinger), pretende desvendar quem é o homem-morcego. Porém, alguém mais acredita na existência do Batman: Jack Napier (Jack Nicholson), que em um acidente ocorrido durante um tiroteio, pedeu a pouca sanidade que possuía e, desfigurado, passou a se auto-denominar Coringa.

Nem vou entrar na comparação entre este filme e os dois novos do Christopher Nolan. Primeiro porque é um filme do Tim Burton e devemos lembrar que seus filmes nunca foram... comuns. Segundo porque as épocas e os públicos são completamente diferentes.

Batman foi feito para adolescentes e jovens que conheciam o herói diretamante dos quadrinhos. Jovens que queriam ver a aventura do homem-morcego com toda a fantasia que permeava suas mentes, com as alegorias de uma cidade fantástica, lúgubre e perigosa. Tim Burton foi a melhor escolha que se podia fazer para retratar essa aventura e essa Gotham City. Tim Burton e seus cenários, que têm como clara fonte de inspiração o Expressionismo Alemão, era tudo o que o filme precisava para ser o sucesso que foi.

Ninguém esperava que fosse um filme complexo e que abarcasse com fidelidade impecável cada detalhe dos quadrinhos. Os garotos queriam tão e somente poder ver o Batman na telona, mas um Batman que não viesse acompanhado de "Tum" e "Ploft" e "Paf" e "Bam". Mas algo mais pesado do que o que o filme retratou provavelmente seria chocante demais para eles, e não seria bem aceito.

Talvez Michael Keaton não tenha sido a melhor escolha para interpretar o Batman. Sim, ele é um ótimo ator e ele conseguiu captar a essência do personagem sem mergulhar muito na complexidade que ele possui. Porém, convenhamos, Michael Keaton é demasiado diminuto para o papel. Não que ele seja nanico, mas estamos falando do Batman! E sua altura fica ainda mais em evidência quando se coloca Kim Basinger para fazer o papel da mocinha.

Então, chega-se inevitavelmente no Coringa. E todos esperam que eu opine, por fim, se o Heath Ledger se saiu ou não melhor do que Jack Nicholson. Pois bem, digo que não. E por um motivo já comentado acima: o filme que se esperava na época não poderia nunca conceber um Coringa com a carga dramática que Heath Ledger trouxe para as telas na versão mais nova. Não há um ator, entre os dois, que tenha sido 'melhor'. Heath Ledger esteve perfeito como o Coringa de The Dark Night, assim como Jack Nicholson esteve perfeito como o Coringa de Batman. Jack Nicholson conseguiu balancear humor negro e perversão como poucos poderiam fazê-lo e disso saiu o clássico Coringa que viveu no imaginário daqueles garotos durante anos a fio.

Os garotos cresceram e se tornaram homens e é para esses homens que foi feito Batman Begins e sua sequência. Mas Batman é apenas um filme de super-herói e foi criado como tal. E o filme é o que se esperava que ele fosse naquela época por aquele público. E digo, que mesmo depois de tantos anos, foi mágico revê-lo.

8 comentários:

Monica Asperti Brandao disse...

Ainda não assisti, The dark Night, mas Batman, me tras boas lembranças. Camboriu... e a Vó Nena, contando o filme, "Aquele Morcegão Negro" , Aquelas " Asas Abertas", Filme Escuro, porque já era 'Dark", e voces todos lá no cinema.

Red Dust disse...

Um belo universo criado por Tim Burton. Não gostei da interpretação de Keaton como Batman, mas Nicholson como Joker é do melhor.

Cecilia Barroso disse...

A Gothan de Burton é única e perfeita. Adoro o clima dark do filme, apesar de ficar meio irritada com algumas coisinhas (uma delas é o Michael Keaton).
Concordo com você quando diz que os dois curingas são únicos e excelentes.

Beijocas

Cecilia Barroso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cecilia Barroso disse...

Oi Tha!
Nem sei se você gosta, mas respondi um meme outro dia desses bem bonito (rs) e resolvi indicar você.

http://cinemacena.blogspot.com/2008/09/os-10.html

Beijocas

Rick Lima disse...

Boa dissertação. Épocas diferentes, públicos diferentes. Batman foi um sopro de genialidade na mitologia do morcego. Os fãs só tinham de lembrança a vergonhosa série de TV dos anos 1960 e um medo pairou quando Burton foi indicado para a cadeira de diretor. O motivo? Seu filme anterior, Os Fantasmas Se Divertem. Mas o cara segurou a batata quente bem firme. E ainda gerou um pequeno clássico. Nicholson, sem comentários. Auge em cena: já no clímax, quando Batman e Vicki estão pendurados no alto da igreja, ele em santos devaneios e anarquia, olha para um gárgula e dispara: "What are you looking at?" Fabuloso!

Anônimo disse...

Mudando de assunto. Vc assistiu ao último filme do Woody Allen q saiu em vídeo? Pensa em comentar algum dele?

Baroli

tha disse...

Oi, gente, obrigada pelos comentários!

Baroli, passou tanto tempo desde essa sua pergunta que eu já não sei a que filme vc se refere. Não tenho em mente nenhum filme do Woody Allen para os próximos posts, mas vou dar uma pesquisada nos últimos dele.