1.7.07

A Coisa (The Stuff)

Um homem branco grisalho está deitado com a boca aberta e os olhos fechados em sofrimento, de sua boca sai uma grande quantidade de um creme branco, com textura que lembra algo entre iogurte e merengue.

1985
Terror
Direção: Larry Cohen
Roteiro: Larry Cohen




A Coisa é o típico filme B dos anos 80, ruim e bom ao mesmo tempo. O IMDb também o classifica como comédia, mas eu tenho a sensação de que essa não era exatamente a intenção do Larry Cohen. O que acontece é que ele é tão trash que chega a ser cômico, talvez um pouco propositalmente.

David “Mo” Rutherford (Michael Moriarty) é um ex-integrante do FBI contratado pelos donos de fábricas de sorvete para investigar uma estranha e nova sobremesa que tem tomado conta do mercado. Enquanto isso, um garoto chamado Jason (Scott Bloom) descobre que esse mesmo produto parece ter vida própria ao vê-lo se mover em sua geladeira.

Apesar de A Coisa ter passado praticamente semanalmente no SBT durante a minha infância, com certa relutância devo admitir que nunca havia assistido esse filme. Foi apenas há alguns meses atrás que eu tive a oportunidade de conferir essa pérola. E que surpresa, apesar da expectativa, ele não me decepcionou!

A Coisa é um filme divertido pelos mesmos motivos que o torna trash. O roteiro e os personagens são tão absurdos e caricatos que só pode ser piada. Personagens como ‘Chocolate Chip’ Charlie (Garrett Morris) e o Coronel Malcolm Spears (Paul Sorvino) são impossíveis de se levar a sério, e a introdução desse último num roteiro já duvidoso apenas serviu para deixar tudo ainda mais ridículo.

Porém, Larry Cohen se aproveita desses apetrechos para fazer algumas críticas. Em diversos momentos a Coisa (esse é nome da coisa) é tratada por alguns personagens como se fosse uma arma usada para escravizar os cidadãos (como se houvesse alguém por trás dela), uma clara metáfora à paranóia contrária ao comunismo que o mundo viveu após a Segunda Guerra. O filme também critica abertamente o consumismo desmedido e o poder da propaganda. E fica difícil não se lembrar da Coca-Cola: um produto de receita desconhecida, que dominou o mercado tendo como principal motivo para isso o fato de viciar o consumidor.

O que acontece é que, no final das contas, os absurdos, clichês, furos e efeitos especiais de mau gosto são tantos que acabamos chutando o balde e entrando nessa onda risível. O negócio é desencanarmos de todas as baboseiras e apreciarmos o filme sem medo de ser feliz!

4 comentários:

Dr Johnny Strangelove disse...

incrivel não ... sempre vejo na locadora porém nunca assisto. também me lembro da minha infancia sempre passar esse filme no cinema em casa ... isso é realmente bom ...
irei tentar ver
abraços minha amiga

Anônimo disse...

Puuutz! Trouxe boas lembranças para mim esse seu texto, Thalita. Lembro que adorava ver este filme com meu pai e de vez enquando o SBT alternava entre ele e o de uma formigas gigantes, que ifelizmente esqueci o nome. Valeu! ^^

Anônimo disse...

A Coisa é o típico filme B que me agrada muito. Tem aquele humor não intencional, que deixa tudo mais engraçado. O filme é ainda melhor pra quem já leu o livro de Stephen King haahahah

Danilo disse...

Renato, esse êh outro filme. Eh It, A Coisa. Abs