23.9.07

A Casa dos 1000 Corpos (House of 1000 Corpses)

Close no rosto de Capitão Spaulding, barbado e pintado de palhaço (tinta branca, pálpebras superiores e inferiores em preto, na testa acima dos olhos pintado de azul claro arrematado com linha preta simulando sobrancelha alta, boca pintada de preto). Ele sorri mostrando os dentes sujos e tem as duas mãos abertas ao lado do rosto mostrando as palmas sujas de sangue.


2003
Terror
Direção: Rob Zombie
Roteiro: Rob Zombie



 

Criativo, inovador e radical, A Casa dos 1000 Corpos é uma grande homenagem aos antigos filmes de terror, recheado de uma boa quantidade de humor-negro.

Dois jovens casais estão fazendo uma pesquisa a respeito das coisas estranhas que se pode encontrar nas estradas e acabam passando pelo bizarro posto de gasolina de Capitão Spaulding (Sid Haig), que lhes conta a respeito da lenda do louco Dr. Satan (Walter Phelan). Na busca pelo local onde o Dr. Satan teria sido enforcado, os jovens acabam se deparando com a caronista Baby (Sheri Moon) e sua estranha família.

Primeiro, sobre o Rob Zombie. Ex integrante da banda White Zombie, Rob Zombie é um músico americano que mantém uma carreira solo ao estilo do “metal industrial” (seja lá o que isso for...). Apaixonado por cinema, já havia feito alguns videoclipes quando decidiu escrever e dirigir seu próprio filme de terror. Eis que nasce A Casa dos 1000 Corpos.

Ao meu ver, o defeito desse filme está na edição. O filme se perde um pouco no exagero. Muito exagero. E tem longas passagens com muita cara de videoclipe. Mesmo assim, toda a estética psicodélica, os cenários e a edição são completamente inovadores, e são o que eu considero o ponto alto do filme. É o que o diferencia de todos os outros (atuais ou não), é o que o tira da grande massa e lhe dá o devido destaque. Só achei que o Rob Zombie pesou um pouco a mão. Se ele tivesse perdido mais tempo nesse filme, acho que aí sim chegaria num ponto ótimo. Mas o resultado final ficou parecendo uma colcha de retalhos, onde cada retalho é uma idéia legal (várias poderiam ter sido melhor trabalhadas), e cada retalho compete entre si.

Existem diversas cenas muito boas. Adorei o Capitão Spaulding, a família maluca – pincipalmente a Baby e o Otis (Bill Moseley), e as cenas do subsolo. Cenário e maquiagens ficaram muito bons. A história é simples e direta ao ponto, sem muita lenga-lenga. Curta, grossa e eficaz. Muitos clichês recheiam o filme, porém são bem utilizados (como é o caso do final: clichê e previsível, mas não poderia ser diferente).

A alusão ao halloween ficou completamente desnecessária e os personagens “vítimas” são extremamente fracos, o único que me cativou foi o pai de uma das meninas, Don Willis (Harrison Young) - e talvez só porque os velhinhos sempre me cativam mesmo. Mas no geral, achei o filme divertidíssimo e mostra que o Rob Zombie tem um belo potencial para a coisa toda.

Em resumo, não é perfeito, mas adorei o filme!! E agora estou louca para ver The Devil’s Rejects, a "sequência"!

8 comentários:

Marcus Vinícius disse...

Massa. Eu já ouvi falar muito bem do 'Rejeitados pelo Diabo', mas sobre esse ainda não tinha lido nada. Eu preciso me apronfundar mais no gênero terror, conheço alguns clássicos e só.
Beijos e até mais!

Anônimo disse...

Gostei bastante dos filmes do Zombie, principalmente do """REMAKE""" de Halloween (ele tem a cara de pau de afirmar que não é um remake, sendo que nem a trilha sonora mudou hahahah). Espero que ele continue lançando filmes regados de sangue, coisa mais linda hahaehiauh

Acabei de fazer um post com algumas recomendações de downloads de filmes no estilo de 1000 corpses, você já deve conhecer, mas vale a pena dar uma olhada!

:*

Wiliam Domingos disse...

Eu não sabia que The Devil's Rejects era uma sequência...acabei vendo o filme no momento errado, por isso além de não entender muita coisa eu acabei julgando meio desnecessário, sem noção!
Mas se existe uma história anterior, então o quadro já se muda...
Vá em frente na sequencia q eu volto para o ínicio!
ahihiahaia
abrçao

tha disse...

Marcus, meu problema é o inverso... Ultimamente só tenho visto terror, tô precisando ver alguma coisa mais light pra desintoxicar! rsrs

Renato, tô DOIDA pra assistir o remake de Haloween... E recomendações de filmes estilo [i]A Casa dos 1000 Corpos[/i] são SEMPRE bem vindas! (vai ser difífil me distanciar do terror assim... rsrs)

E William, eu gostei de [i]Rejeitados pelo Diabo[/i] independentemente de ter visto [i]A Casa dos 1000 Corpos[/i] antes... Sei lá, desnecessário a maioria dos filmes de terror são, mas eu os adoro mesmo assim! rsrs

bjs a todos!

e obrigada pelas visitas e comentários!

tha disse...

Foi mal, Wiliam, pus um "l" a mais no seu nome...

Dr Johnny Strangelove disse...

Serio ... prefiro esse filme do que Rejeitados ... de não ser sério e brincar com os cliches faz com que ele se torne legal ... isso é muito bom ...

Anônimo disse...

COMO COMPRAR ESTE FILME ?

tha disse...

Anônimo, na verdade eu nunca procurei esse filme para comprar, então eu não sei não.

Mas dei uma olhada rápida na internet e achei esses 2 links:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-65138929-dvd-raro-a-casa-dos-1000-corpos-terror-rob-zombie-_JM
http://www.starcineshop.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=3769&origem=buscape&IDProduto=708994&1ST=1&Y=8513706760225