10.5.05

O Chamado 2 (The Ring Two)

O pequeno David Dorfman está deitado de olhos fechados em uma banheira, enquanto Naomi Watts se debruça sobre ele, preocupada segurando para que ele não afunde.

2005
Terror
Direção: Hideo Nakata
Roteiro: Kôji Suzuki (autor do livro) e Hiroshi Takahashi (Ringu)



Espectativa. Filme com mesmo diretor do original. Mas isso não fez de O Grito um filme bom... Do original só assiti Ringu 1, que achei melhor do que O Chamado 1. Mas gostei de O Chamado 2. Imagino que este seja bem diferente de Ringu 2, pois a história da Samara e da Sadako são diferentes em O Chamado 1 e Ringu 1. (nossa, deu pra entender alguma coisa?) 

De qualquer forma, gostei bastante de O Chamado 2. Tem cenas lindíssimas, não tem sustos gratuitos, mas a sensação de "ai, meu Deus, o que vai acontecer agora???????" (que me dá muito mais medo do que susto por susto) está presente no filme todo.

AMEI as referência que o Nakata faz a filmes clássicos como A Profecia (cena com os alces) e O Exorcista (a Samara lembrava muito a Regan), sem falar no uso da "Carrie" (Sissy Spacek) como mãe da Samara. Mis uma vez repito, eu não assisti Ringu 2, mas assisti Dark Water (também dirigido por Hideo Nakata). Meu, esse homem realmente tem uma coisa com água! A cena da água subindo no banheiro é maravilhosa!

É isso. O filme é uma coleção de cenas lindas! Soma-se a isso o roteiro bem construído. Tudo bem que teve gente que nem gostou porque a Samara tá mais malvada nesse filme do que no primeiro. Mas eu sempre achei que essa menina era o cão do inferno, desde o primeiro filme, então...

Mas o filme está longe de ser perfeito. Não gostei de alguns usos gratuitos de efeitos especiais. A fita ficou totalmente em segundo plano, mas isso passa. Também achei ruim a existência da mãe da Samara: mudou tanto o rumo da história que nem imagino como vai ser o próximo filme, já que, nos originais, o terceiro (Ringu 0) é o que conta a história da Samara. (SPOILER!!!) Além disso tem o final água com açucar, que ficou muito doce pro meu paladar: Acho que ia ficar muito mais interessante se a mãe do menino morresse.

(MAIS SPOILER!!! - inclusive de Dark Water)
Outra coisa que me deixa apreensiva. O Hideo não usou só a água como referência ao
Dark Water, o final é muito parecido também, com o lance da menininha em busca da mãe. A única diferença é que em Dark Water, a mãe morre no final (falei pra você não ler!) - muito melhor do que o final semi-feliz fajuto dO Chamado 2. Isso me inquieta porque quando sair a refilmagem de Dark Water (dirigida por Walter Sales), vão dizer que foi cópia dO Chamado 2. A não ser que o Walter mude tudo também!

Um comentário:

tha disse...

E aconteceu o que eu temia... Já teve gente chamando Água Negra de plágio de O Chamado 2!!!!!! Foooooda!!! Tudo bem que não conhece, mas isso me deixa doida!!!!