20.1.08

Jogos Mortais (Saw)

Imagem em preto e branco do rosto de uma mulher que usa um aparato mecânico que envolve as laterais e o topo de sua cabeça, bem como parte de sua face, tampando sua boca..



2004
Suspense, Terror
Direção: James Wan
Roteiro:
Leigh Whannell e James Wan




Finalmente resolvi colocar no blog minhas opiniões a respeito desses filmes. Hoje e nos próximos domingos, falarei sobre essa franquia que tantos fâs afobados conseguiu angariar.

Dr. Lawrence Gordon (Cary Elwes) e Adam (Leigh Whannell) são dois desconhecidos que acordam em uma espécie de banheiro, acorrentados e tendo por companhia um defunto. Através de uma fita, os dois virão a descobrir que fazem parte de um jogo, onde o perdedor pagará com a própria vida. Eles são as novas vítimas do serial-killer Jigsaw (Tobin Bell), cujos jogos possuem apenas um sobrevivente, Amanda (Shawnee Smith). Os detetives responsáveis pelo caso , David Tapp (Danny Glover) e Steven Sing (Ken Leung), devem correr contra o tempo para tentar salvar Gordon e Adam.

TGI (trabalho final da faculdade). Projetar? Ah, entre problemas que só quem esteve por perto conhece, resolvi ir sozinha no cinema, no meio da tarde, sem contar para ninguém. Eu sabia que ia levar bronca, mas não resisti. No pôster, o filme se julgava melhor q Seven! Claaaro que eu não achava q poderia ser, mas queria conferir quanto pior era. E olha que me surpreendi.

Jogos Mortais foi um filme bom como eu não esperava. O roteiro foi caprichadinho, a história muito boa, a direção idem. A edição possui uma grande quantidade de flashbacks, que nos possibilitam conhecer os personagens do filme conforme eles tentam sair vivos do jogo, ou encontrar o assassino. Nunca fui fã de torturas, mas nesse caso tive que dar o braço a torcer, os "jogos" foram muito bem bolados.

Assim, como Seven, Jogos Mortais apostou no final surpreendente, mas, diferente deste, também nos aproximou da execução dos assassinatos. Porém, perfeito o filme não é. Errinhos para lá e para cá. Mas também, como nada é perfeito, não acho que são erros que desvalorizem a qualidade geral do filme. Além disso, é de se admirar que um filme com tão baixo orçamento (US$1,2 milhão), filmado em apenas 18 dias (!!) conseguisse ficar tão bem acabado e ter atuações tão boas.

Só sei que no fim das contas, Jogos Mortais é um filme bom como poucos.

Nenhum comentário: