27.1.08

Jogos Mortais 2 (Saw II)

Close de um boneco de ventrículo sentado em um triciclo. Tem o rosto branco com alvos vermelhos (círculos concêntricos) desenhados em cada uma de suas bochechas, a boca vermelha e os olhos vermelhos com fundo preto. Seus cabelos são pretos e lisos e veste terno preto e gravata borboleta vermelha.


2005
Terror
Direção: Darren Lynn Bousman
Roteiro:
Leigh Whannell e
Darren Lynn Bousman




Fãs. Como essa franquia tem fãs incondicionais! Chegam a ser cegos a seus defeitos e julgam os filmes todos como perfeitos, coisa que eles estão longe de ser.

Oito pessoas são presas em um jogo mortal pelo mais famoso serial-killer da atualidade, Jigsaw (Tobin Bell), sendo que uma delas é Amanda (Shawnee Smith), a única pessoa a já ter sobrevivido a um de seus jogos. O pai de uma dessas novas vítimas é Eric Matthews (Donnie Wahlberg), o detetive chamado para resolver ums dos crimes de Jigsaw. Frente à frente com Jigsaw, Eric é obrigado a ver os companheiros de seu filho Daniel (Erik Knudsen) morrendo enquanto ele tenta convencer o serial-killer a soltá-los.

Jogos Mortais 2 poderia ter sido chamado muito facilmente de Cubo 2. Uma das maiores qualidades de Jogos Mortais foi sua grande originalidade. Porém sua sequência joga esse trunfo fora quando mantêm uma linha em que, quando não é cópia do primeiro, é cópia de Cubo. Novamente aquela sensação de "já te vi" que poucas vezes me agrada.

E antes esse fosse o único defeito desse filme - pois nem seria um defeito tão grave assim se fosse o único. Mas a história toda é uma lástima, ou melhor, não há nenhuma. Os personagens são todos desinteressantes e supérfluos, com a única e admirável exceção de Jigsaw, que dessa vez aparece mais e deixa mais evidente sua fascinante personalidade.

É visível que Jogos Mortais 2 foi produzido unicamente para aproveitar o sucesso do primeiro. Tudo o que tornava Jogos Mortais diferente dos outros filmes que vinham sendo feitos na época foi esquecido nesse, ou copiado pelo simples motivo de se copiar. Aqui, a única coisa que interessa agora são as mortes, é um concurso de quem morre da maneira mais bizarra e nojenta. Sim, as mortes são bem boladas, mas elas deveriam ser o acompanhamento e não o prato principal.

Jogos Mortais 2 é um filme totalmente vazio.

3 comentários:

Rodrigo Fernandes disse...

eu só lembro do primeiro...heheh. assisti aos outros da série, ams me confundo e misturo as hsitorias, hehehe... so lembro memso do 4 já qeu vi recentemente e é pessimo... uam gradne porcaria..
achoq eu a essencia da trama fois e perdendo com o passar das continuações... era masi fácil colcoar uma historinha bobinha, um casalzinho meioa boca, uns bonitões e muito sangue e corpos se dilacerando... nada da essencia do primeiro, de misterio, dos proprios jogos, do fato de vc olhar mais para sua vida, dar valor a ela, enfim... dos jogos psicologicos...
abraços

tha disse...

Concordo, Rodrigo. Bom mesmo, só o primeiro.

Ainda não vi o 4, e vc me desanimou ainda mais. hehe
Mas um dia eu vou acabar assistindo.

Bárbara Gatto disse...

O único deles que eu vejo e revejo é o um , eu adorei, mas eu gosto dos outros também pois aos poucos vão revelando a história, então eu pretendo ver todos pra "fechar" esta história ,Jogos Mortais é um filme bom, vale a pena, já vi até o 6 e confesso que o 1 foi realmente o melhor.O 4 no começo é nojento to avisando hahahah. Beijão